No futuro próximo, os novos veículos elétricos da Ford sairão de fábrica equipados com os mesmos portos de carga NACS que a Tesla usa, o que significa que eles serão capazes de se conectar aos carregadores da Tesla – os carregadores Superchargers mais rápidos e os carregadores de destino de Nível 2 – sem a necessidade de adaptadores especiais. Até lá, a Ford revelou o adaptador de carregamento rápido que os proprietários de seu SUV Mach-E, picape F-150 Lightning e (eventualmente) van E-Transit precisarão para se conectar aos Superchargers da Tesla – um dispositivo que abre 15.000 novos carregadores rápidos para os proprietários da Ford a partir de hoje.
Os atuais proprietários de Mach-Es e Lightnings receberão atualizações over-the-air (OTA) hoje de manhã que os permitirão carregar em determinados Superchargers da Tesla em todo o país; os E-Transits exigirão atualizações presenciais, pois as vans elétricas não suportam OTAs, mas também serão eventualmente compatíveis com os carregadores rápidos de CC da Tesla. Claro, todos os três veículos elétricos da Ford também precisarão do adaptador NACS-para-CCS1 que você vê aqui. E por enquanto, esse adaptador é gratuito para os proprietários da Ford (um por carro).
Os proprietários (e qualquer pessoa que compre um novo veículo elétrico da Ford nos próximos meses) têm até 30 de junho de 2024 para encomendar seus adaptadores gratuitos através do Ford.com/FastChargingAdapter; após essa data, a Ford diz que o adaptador estará disponível para compra. O preço de varejo é de $230, embora a Ford ainda não tenha especificado se isso também se aplicará aos clientes que comprarem um ao mesmo tempo que adquirem um novo veículo elétrico da Ford, ou se tais clientes podem receber algum tipo de desconto. Uma coisa é certa: o aspecto gratuito termina após 30 de junho.
Uma consideração importante para os futuros usuários do adaptador: ele só funciona nos Superchargers da Tesla, não nos carregadores de destino de Nível 2 ou em casa. É especificamente para carregamento rápido de CC, não para carregamento de CA em baixa velocidade, no Mach-E, Lightning e E-Transit. Além disso, nem todos os Superchargers da Tesla são compatíveis – os modelos mais antigos V2 estão fora, assim como as versões V3 não atualizadas. Isso exigirá alguma pesquisa por parte do proprietário da Ford, porque por enquanto, a montadora ainda está trabalhando para integrar Superchargers compatíveis com Google Maps, Apple Maps e os protocolos de planejamento de rotas EV de seus sistemas de navegação a bordo - o software que o direciona para os carregadores. Essa funcionalidade está chegando em breve.
A Ford não enviará os adaptadores – mesmo os encomendados hoje - até mais tarde em março, então há tempo para resolver esse pequeno problema antes que os clientes realmente recebam o hardware necessário para usar essas estações de Superchargers da Tesla. Quando os clientes os receberem e começarem a usá-los, o processo de carregamento nos Superchargers será perfeito. Não há necessidade de baixar o aplicativo da Tesla, pois os Superchargers agora fazem parte efetivamente da rede de carga “Blue Oval” da Ford, o que significa que eles funcionam com o sistema de pagamento único Plug and Charge (portanto, não é necessário uma série de aplicativos individuais para diferentes redes de carregamento) para carregamento público via FordPass ou o aplicativo de carregamento público pode se aproximar de um carregador, conectar e pronto. Com a adição dos Superchargers da Tesla, a rede Blue Oval da Ford agora compreende mais de 126.000 carregadores em mais de 35.000 locais, dos quais 28.000 são carregadores rápidos de CC em 7.500 locais.