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Tudo sobre Carros: Avaliações de Novos Modelos, Dicas de Compra e Notícias

Problemas de segurança: Novo Citroën C3 2024 recebe nota zero em teste de colisão na Índia

Avaliação ‌Crítica ‍do Citroën C3 por Entidades de Segurança

O Citroën C3, desenvolvido na Índia, enfrentou críticas severas devido à sua falta de ‌equipamentos de segurança essenciais. A ⁢organização Latin NCAP, responsável por‍ realizar testes de colisão em veículos comercializados na América Latina, atribuiu ao modelo uma ⁤nota⁢ desfavorável, chegando a‍ zero. Essa avaliação negativa também se estendeu ao modelo elétrico do veículo, o eC3, que⁢ foi submetido a testes pelo Global‌ NCAP, recebendo igualmente uma⁤ pontuação baixa.

Diferenças⁢ Significativas e Resultados de Testes

O‍ eC3, versão ⁢elétrica ‌produzida na Índia, apresenta diferenças notáveis em comparação com a versão brasileira, ‌incluindo a ‍ausência de controle de estabilidade, ancoragem ISOFIX para cadeirinhas infantis, alerta de cinto de segurança e pré-tensionadores de cinto. No entanto, assim como ​a‍ versão‌ fabricada em Porto Real, no Rio ​de Janeiro, o modelo conta⁢ apenas com dois airbags, ‌independentemente da configuração.

Em ⁣termos de proteção para ⁤adultos, o Global NCAP concedeu ao​ C3 20,86 pontos de um total de 34 ​possíveis na colisão frontal, indicando uma performance não totalmente negativa. A organização reconheceu⁣ a estabilidade da ‌estrutura⁢ do‌ veículo, mas apontou​ componentes atrás ‌do painel como perigosos, prejudicando a segurança dos passageiros ‌na ‌região do tórax. O⁤ desempenho em testes de colisão lateral foi ligeiramente melhor, mas a ausência⁤ de testes de colisão contra postes, devido à‌ falta‍ de airbags laterais e ⁢controle de⁣ estabilidade, resultou na nota zero.

Proteção Infantil​ e Reações da Indústria

A proteção para crianças foi avaliada em ⁢uma estrela⁣ de cinco possíveis, ​com 10,55 pontos de 49. ⁣A instalação de⁢ cadeirinhas infantis no banco dianteiro mostrou-se ineficaz⁤ em‌ prevenir movimentos que resultariam em contato da cabeça⁣ do ‍boneco com o veículo, enquanto o assento traseiro ofereceu melhor ​proteção ‌em impactos frontais.

Alejandro Furas, secretário-geral do Global NCAP, expressou sua ‌insatisfação com a Stellantis, destacando um declínio na priorização da‍ segurança desde a fusão que⁢ formou o⁣ grupo. Ele apelou por uma correção ​urgente⁣ dessa tendência negativa ⁣em ⁣nível global.

Medidas⁤ Futuras ⁣e Compromisso‍ com a Segurança

A​ Citroën anunciou planos⁣ de melhorar a segurança do hatchback na Índia, incluindo a adição de seis airbags ‌e ISOFIX como⁣ equipamentos padrão no segundo semestre do ano, sem confirmação de implementação dessas mudanças no​ Brasil. O modelo brasileiro do C3, testado‍ pelo Latin NCAP em julho de 2023, também não obteve pontuação, ‌evidenciando a necessidade ‍de ⁢aprimoramentos significativos em segurança. A Stellantis⁢ reiterou‌ seu compromisso com o⁣ desenvolvimento de veículos seguros e em⁢ conformidade com​ as regulamentações vigentes, apesar dos resultados‍ insatisfatórios nos testes.

Este artigo destaca a importância de equipamentos de segurança nos veículos e o impacto das avaliações‌ de entidades independentes na melhoria contínua dos padrões de segurança automotiva.

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